Jogo e
esporte: diferenças conceituais e experiências dos jogadores
Imagine um grupo de crianças e/ou
adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, todos vizinhos que já se conhecem a
algum tempo, jogando taco na rua ou na praça perto de onde moram. Enquanto duas
duplas jogam, os outros esperam a sua vez de jogar. Alguns se encontram um
pouco ansiosos para que a partida termine. Outros, do lado de fora, ensaiam
movimentos com o taco, ou ainda, executam lançamentos com a bola para o companheiro
de dupla.
Outros, enquanto esperam,
utilizam o tempo para jogar "bobinho" ou se junta para fazer
"embaixadas", disputando quem as consegue fazer por mais tempo sem
deixar a bola cair no chão.
Imagine um grupo de adolescentes,
jogando futebol, em um parque ou em uma quadra qualquer no fim de semana. Todo
o grupo, aparentemente, joga sério e quer vencer. Aquela equipe que vence
adquire o direito de permanecer em quadra, pois somente a vitória lhes garante
mais um jogo, desta vez, com o time que espera do lado da quadra. Às vezes
ocorre uma discussão, principalmente quando acontece algum lance polêmico- se
foi falta, se a bola saiu ou se foi gol. O clima e os ânimos se alteram, mas
quase sempre ocorre uma negociação e o jogo segue como se nada houvesse ocorrido.
Imagine um jogo da Liga Mundial
de Vôlei Feminino entre Brasil e Cuba. A grande rivalidade está aflorada, os
"nervos" das jogadoras, dos técnicos e todos que assistem o evento,
seja pessoalmente ou pela TV, estão como se diz popularmente, "à flor da
pele". O ambiente competitivo mobiliza a vaia à equipe cubana, quando uma
jogadora vai sacar ou quando fazem um ponto. Momentos muito tensos ocorrem,
provocações de ambas as equipes visando a desestruturar emocionalmente as
adversárias, discussão entre as jogadoras das duas equipes perto da rede, até
que o árbitro é obrigado a intervir com mais veemência, conversando com as
capitãs para que a partida prossiga.
imagem 1 - jogo de taco
imagem 2 - futebol de rua
imagem 3 - Cena de uma partida de vôlei
Questões
1.Quais as semelhanças entre as
três práticas?
2.O que as diferencia?
3.Quais são as posturas das
crianças no jogo de taco, do grupo de adolescentes que jogam futebol e das
equipes de vôlei que disputam a liga mundial?
4.Qual é a motivação dos
envolvidos?
5.Como os três grupos manipulam
ou lidam com as regras de suas respectivas práticas corporais?