segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Jogo e esporte: diferenças conceituais e experiências dos jogadores

Imagine um grupo de crianças e/ou adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, todos vizinhos que já se conhecem a algum tempo, jogando taco na rua ou na praça perto de onde moram. Enquanto duas duplas jogam, os outros esperam a sua vez de jogar. Alguns se encontram um pouco ansiosos para que a partida termine. Outros, do lado de fora, ensaiam movimentos com o taco, ou ainda, executam lançamentos com a bola para o companheiro de dupla.
Outros, enquanto esperam, utilizam o tempo para jogar "bobinho" ou se junta para fazer "embaixadas", disputando quem as consegue fazer por mais tempo sem deixar a bola cair no chão.
Imagine um grupo de adolescentes, jogando futebol, em um parque ou em uma quadra qualquer no fim de semana. Todo o grupo, aparentemente, joga sério e quer vencer. Aquela equipe que vence adquire o direito de permanecer em quadra, pois somente a vitória lhes garante mais um jogo, desta vez, com o time que espera do lado da quadra. Às vezes ocorre uma discussão, principalmente quando acontece algum lance polêmico- se foi falta, se a bola saiu ou se foi gol. O clima e os ânimos se alteram, mas quase sempre ocorre uma negociação e o jogo segue como se nada houvesse ocorrido.
Imagine um jogo da Liga Mundial de Vôlei Feminino entre Brasil e Cuba. A grande rivalidade está aflorada, os "nervos" das jogadoras, dos técnicos e todos que assistem o evento, seja pessoalmente ou pela TV, estão como se diz popularmente, "à flor da pele". O ambiente competitivo mobiliza a vaia à equipe cubana, quando uma jogadora vai sacar ou quando fazem um ponto. Momentos muito tensos ocorrem, provocações de ambas as equipes visando a desestruturar emocionalmente as adversárias, discussão entre as jogadoras das duas equipes perto da rede, até que o árbitro é obrigado a intervir com mais veemência, conversando com as capitãs para que a partida prossiga.
                                                          imagem 1 - jogo de taco
imagem 2 - futebol de rua
imagem 3 - Cena de uma partida de vôlei

Questões

1.Quais as semelhanças entre as três práticas?
2.O que as diferencia?
3.Quais são as posturas das crianças no jogo de taco, do grupo de adolescentes que jogam futebol e das equipes de vôlei que disputam a liga mundial?
4.Qual é a motivação dos envolvidos?
5.Como os três grupos manipulam ou lidam com as regras de suas respectivas práticas corporais?